Pós Graduação Em Gestão de Equipamentos E Serviços Destinados a Pessoas Idosas 2021/2022
Classificação Final

Isabel Cristina dos Santos Mendonça
19
Inês Vanessa Barata Martins 18
Pedro Alexandre Martins Neto Ribeiro18
Bárbara Inês Caetano Helena19.5
Natércia Pina15.5
Ana Cristina Pinto Melo Lucas Pássaro19
Álvaro Adílio Silva Câmara15.5
Fernanda Vaz18.5
Daniela Margarida Ferreira Coelho17.5
Maria de Lurdes Castro Carvalho Spínola18
Tatiana Sofia Figueiredo Simões16
Maria Queiroga18
Filipa Correia de Carvalho Matias19
Sara Martins da Silva
15.5
Inês Simões
19
Sandra Virgínia da Costa Maríz Barbosa
16.5

Coordenador Geral: Rui Fontes
Coordenadores Científicos: António Ilhicas e Teresa Silveira

Lisboa, 07 de Julho de 2022

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Formação Pós Graduada de baixo custo!

A única Formação em Portugal que habilita a gerir lares, cuidados domiciliários e centros de dia .
EDITAL DE CANDIDATURA – ANO LETIVO – 2021/2022

 

 

Pós-Graduação em Gestão de equipamentos e serviços destinados a Pessoas Idosas

A Associação Amigos da Grande Idade, em parceria com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, anuncia a abertura da Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas 2021/2022, fazendo publicar o presente Edital

1. Fixação de vagas:

1.1 Número total de vagas para o ano letivo acima indicado: 25

2. Habilitações de acesso:

2.1 Podem candidatar-se os detentores de grau de licenciado ou equivalente legal de qualquer área, bem como profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções em equipamentos ou serviços para pessoas idosas, independentemente da sua formação base.

2.2 A coordenação científica da Pós-Graduação, de acordo com o Conselho Científico da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, pode admitir, sob proposta do coordenador geral da Pós-Graduação, candidatos que não satisfaçam as condições referidas no número anterior, mas cujo curriculum escolar, cientifico ou profissional demonstrem adequada preparação para a frequência da Pós Graduação.

3. Critérios de seriação de candidatos

3.1 Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo júri (Coordenação científica e coordenação geral), tendo em conta os seguintes parâmetros:
a) Curriculum académico
b) Curriculum científico
c) Curriculum profissional

4. Período de candidatura: 10 de agosto a 30 setembro 2021

5. Formalização da candidatura: A formalização da candidatura deverá ser exclusivamente feita através do endereço https://associacaoamigosdagrandeidade.pt/curso/inscricao-curso/

6. Lista de documentos necessários para a formalização da candidatura: formulário de inscrição totalmente preenchido e assinado, cópia de cartão de cidadão, cortada com indicação de “utilização apenas par efeitos de candidatura a formação”, certificado de habilitações, uma fotografia tipo passe, outros documentos que o candidato considere relevantes.

7. Pagamento da candidatura: a candidatura tem o preço de 150,00 € (reembolsável em caso de não aprovação da candidatura). O pagamento deve ser feito através dos meios disponibilizados pela Associação Amigos da Grande Idade. Só serão consideradas válidas as candidaturas cujo pagamento tenha sido efetuado até ao último dia de apresentação de candidaturas.

8. Aprovação e publicação da lista de candidatos: 10 de outubro de 2021, podendo o resultado ser consultado em https://associacaoamigosdagrandeidade.pt/curso/

O CURSO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS

  • GERIR LARES, CUIDADOS DOMICILIÁRIOS E CENTROS DE DIA
    A única formação em Portugal que habilita a gerir lares, cuidados domiciliários, centros de dia e outras respostas sociais e privadas para o Envelhecimento.

    A gestão de Equipamentos destinados a pessoas idosas em Portugal, é na generalidade exercida por Diretores/as Técnicas, sem qualquer formação específica que habilitem a essa competência. Esta situação é causadora de grande falta de liderança e autoridade técnico-profissional e extraordinariamente frustrante para quem exerce essas funções, não vendo reconhecida qualquer capacidade que as distingam.

    É pois fundamental dotar os técnicos das diversas áreas sociais, saúde e também de outras até agora afastadas deste enquadramento, de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam assumir na totalidade as responsabilidades de gestão, permitindo também às Instituições e Entidades maior êxito na sua atividade, garantindo a sustentabilidade, o equilíbrio e a qualidade, objetivos que só uma gestão verdadeiramente profissional permitem atingir.

  • FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
    Uma formação teórica-prática que habilita academicamente

    Esta formação, com uma componente prática muito desenvolvida, habilita a um aumento de conhecimento significativo sobre envelhecimento institucionalizado, promovendo melhor desempenho e melhores decisões e apela a uma mais eficiente intervenção por parte de todos os técnicos.

    Esta é uma proposta destinada a:

    • pessoas que terminam as suas licenciaturas e que pretendem optar por uma das áreas em maior evolução em todo o mundo: o envelhecimento;

    • pessoas já no mercado de trabalho e que percebem a necessidade de entender o maior fenómeno demográfico do planeta e as consequências do mesmo;

    • pessoas que pretendam empreender num dos negócios que mais evoluirá nos próximos anos.

  • FORMAÇÃO PÓS GRADUADA DE BAIXO PREÇO

    A Pós-Graduação em gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas, é uma formação cujos responsáveis não pretendem a obtenção de lucros mas apostam acima de tudo na contribuição para uma mudança de comportamentos e procedimentos na área do envelhecimento. Tal só é possível com novas lideranças e inovadores métodos de gestão, tanto na área dos recursos humanos como na área dos serviços e ainda na área financeira.

    Em tempos de dificuldades económicas, a Pós-Graduação pode ser feita por uma mensalidade muitíssimo baixa que permite a participação de todas as pessoas. Esta é uma oportunidade única de participar na X edição, supondo-se alterações no futuro, pelo interesse e concorrência que esta formação irá novamente despertar.

  • DOCENTES COM RELEVÂNCIA NACIONAL
    Um conjunto de docentes com relevância nacional pelo trabalho já realizado

    A Pós-Graduação vai ter como docentes, um conjunto de pessoas que desenvolvem atividade na Associação Amigos da Grande Idade e com larga experiência na gestão de equipamentos que já se distinguiram nacional e internacionalmente pelos modelos inovadores que desenvolveram.

    Para além dos docentes que fazem parte da equipa base, a Pós-Graduação vai contar com um grupo muito alargado de convidados que vão intervir em diversos módulos, em seminários e em sessões de discussão pública. Estes, são líderes de opinião em Portugal e com reconhecido mérito académico.

  • MODELO DE FORMAÇÃO DESCONSTRUTIVO
    Um modelo de formação desconstrutivo que impõe o rigor do conhecimento teórico suportado por experiência prática intensa

    O Modelo de formação da Pós-Graduação é o modelo que se desenvolve há mais de cinco anos no Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso, da responsabilidade da Associação Amigos da Grande Idade e já frequentado por mais de 700 formandos.

    Um curso que despertou o interesse nacional pela forma pragmática com que é desenvolvido, assente na experiência prática do trabalho de terreno mas baseando-a na evidência científica e no conhecimento teórico. Abrir novas perspetivas, desconstruir preconceitos e estigmas, revolucionar o pensamento sobre o envelhecimento tem sido a motivação principal destas formações. A Pós-Graduação é a consequência natural da exigência que os inúmeros formandos do Curso de 48 horas foram apresentando ao longo dos últimos tempos.

PLANO CURRICULAR

DATAS A TER EM CONTA

ENQUADRAMENTO

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, propõem a abertura de um Curso de Pós-graduação em Gestão Organizacional de Equipamentos e Serviços Destinados a Pessoas Idosas, composto por 6 unidades curriculares, com um total estimado de 780 horas de trabalho, das quais 240 horas de contacto direto.

JUSTIFICAÇÃO

Ao nível deste sector em Portugal, observa-se uma desregulação clara onde o papel dos técnicos habilitados é desvalorizado, quer pela influência da legislação, quer pela forma pouco sustentada como estes profissionais intervêm na gestão dos equipamentos destinados a pessoas Idosas, que incluem hoje os lares, casas de repouso, residências assistidas, centros de dia, cuidados domiciliários e cuidados continuados.
O curso visa alargar a formação de todos os técnicos sociais e de saúde, desenvolvendo competências para a gestão organizacional dos cuidados e dos serviços e o desenvolvimento de estratégias de intervenção que visem a excelência da gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas.

A Pós-Graduação pretende ser um contributo para a formação de especialistas com competências, conhecimentos e aptidões para um mercado profissional e académico em franca expansão, preenchendo ao mesmo tempo as lacunas existentes em vários sectores da sociedade.

O curso é essencialmente destinado a:
• Licenciados em gestão, serviço social, psicologia, gerontologia, geriatria, enfermagem, fisioterapia e comunicação;
• Gestores e responsáveis de organizações que tenham um papel ativo na definição e implementação das atividades e Gestão deste tipo de equipamentos;
• Outros licenciados, que pretendam obter uma formação adequada e atualizada.

O Curso será ministrado por especialistas nacionais e internacionais identificados, neste documento.

UN. CURRICULAR 1

ENQUADRAMENTO LEGAL DOS EQUIPAMENTOS, CUIDADOS E SERVIÇOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS:

• Resenha histórica das ofertas sociais em Portugal para pessoas idosas
• Legislação de Equipamentos, serviços e cuidados para pessoas idosas em Portugal
• Empreendedorismo e Inovação. A maior oportunidade do século
• Desafios na Gestão de lares

ÁREA CIENTIFICA:
• Serviços Sociais

UN.CURRICULAR II

PANORAMA GLOBAL DO ENVELHECIMENTO

• Processo de Envelhecimento. Contextualização sociológica. Repercussões na saúde e na funcionalidade
• Repercussões sociais e económicas do envelhecimento;
• Repercussões do ponto de vista de perda autonomia jurídica e representativa;
• Envelhecimento e Demências ;

ÁREA CIENTIFICA:
• Serviços Sociais

 

UN.CURRICULAR III

GESTÃO ORGANIZACIONAL:

• Clima e Cultura Organizacional;
• Organização do trabalho;
• Gestão emocional;
• Gestão de equipas de auxiliares;
• Desafios da Direção Técnica
• Gestão de Enfermagem e de saúde.

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR IV

GESTÃO FINANCEIRA E DE SERVIÇOS:

• Noções base de instrumentos financeiros (orçamentos, balancetes, controlo orçamental, contas e gestão de caixa, gestão de stocks)
• Gestão, Exploração e/ou Contratação de serviços (manutenção, alimentação, limpeza, tratamento de roupa, recursos humanos)
• Indicadores de desempenho financeiro.

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR V

PARADIGMA DO SÉCULO UTILIDADE, FUNCIONALIDADE E FELICIDADE

• Envelhecimento e Felicidade;
• Novas ofertas;
• Funcionalidade;
• Sexualidade e envelhecimento

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR VI

Desafios da Prática

• Direito do trabalho;
• Construção de horários, gestão de R.H., Seleção e contratação, indicadores de desempenho, avaliação, registos e organização de processos

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

Datas a ter em conta

Prazos de Candidatura

Prazo de candidatura: 10 de Agosto a 30 de Setembro

Seleção

1 de Outubro a 5 de Outubro

Confirmação de Presença

Confirmação: 5 de Outubro

Limite Máximo de Confirmação de Pagamento/Inscrição

5 de Outubro
Cronograma

 

MODULO TEMA DOCENTE MÊS DIA HORÁRIO
Cerimónia de abertura e Primeira sessão António Ilhicas, Rui Fontes, Rui Brites Outubro 8 Sábado 9-13
Enquadramento legal dos equipamentos, cuidados e serviços destinados a pessoas idosas. Resenha histórica das ofertas sociais em Portugal para pessoas idosas.
Legislação de Equipamentos, serviços e cuidados para pessoas idosas em Portugal.
Rui Fontes 22 Sábado 9-18
Panorama Global do Envelhecimento Processo de Envelhecimento. Contextualização sociológica. Repercussões na saúde e na funcionalidade Antonio Ilhicas Novembro 12 Sábado 9-18
Repercussões do ponto de vista de perda autonomia jurídica e representativa Dina Vasa 26 Sábado 9-18
Envelhecimento e demências Antonio Fonseca Dezembro 17 Sábado
Gestão organizacional Organização do trabalho Rui Fontes Janeiro 14 Sábado 9-18
Direito do Trabalho Dina Vasa 28 Sábado 9-18
Gestão emocional; Gestão equipas de auxiliares Carla Ribeirinho Fevereiro 11 Sábado 9-18
Desafios da Direção Técnica António Ilhicas 25 Sábado 9-18
Seminário Luis Jacob, Ricardo Pocinho, Rita Valadas, Pedro Cardoso, António Palha, Tuk Março 11,12 Sábado,Domingo 9-18, 9-15
Segurança e Higiene do trabalho Diogo Castro 25 Sábado 9-18
Gestão Financeira e de Serviços Noções base de instrumentos financeiros (orçamentos, balancetes, controlo orçamental, contas e gestão de caixa, gestão de stocks). Indicadores de desempenho financeiro. Catarina Paulino Abril 8 Sábado 9-18
Gestão, Exploração e/ou Contratação de serviços (manutenção, alimentação, limpeza, tratamento de roupa, recursos humanos) Rui Fontes 15 Sábado 9-18
Desafios Operacionais Projecto Desatar Rui Fontes, António Ilhicas 29 Sábado 9-18
Visita a ERPI Rui Fontes, António Ilhicas Maio 13 Sábado 9-18
Funcionalidade e Utilidade António Ilhicas 20 Sábado 9-18
Sessão Final Rui Fontes, Antonio Ilhicas e Rui Brites 27 Sábado 9-16

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INFORMAÇÕES

LOCAL – PREÇOS

Preços

Inscrição: 100,00 €
Propinas: 8 X 115,00 €
Total da Pós Graduação: 1020,00 €

Local de Realização – Lisboa

As instalações da Associação Amigos da Grande Idade estão dotadas de duas salas de formação, bastante confortáveis e de espaços para trabalho.
É equipada com frigorífico, micro-ondas e espaço para fazer refeições, ainda que na proximidade existam várias ofertas para esse efeito, incluindo um MacDonalds (menos de 200 metros).
A localização é também servida por transportes públicos com paragens muito próximas (menos de 50 metros).
Há muita facilidade de estacionamento gratuito.
Estas instalações ficam, durante toda a Pós Graduação, à disposição dos discentes para poderem realizar os seus trabalhos ou utilizarem para o desenvolvimento de qualquer projecto.
Existe internet, telefone e televisão.
A localização é: Rua Duarte Lopes 28 r/c, 1950-098 Lisboa

  • cafe e restaurante

    cafe e restaurante

  • Fotocopias

    Fotocopias

  • secretariado aagi

    secretariado aagi

  • salas de aula aagi

    salas de aula aagi

APOIO AOS ALUNOS

A Associação Amigos da Grande Idade é inovadora no apoio aos alunos e formandos nas suas acções.
Este apoio passa por acesso on-line direto aos docentes, com especcial destaque para os coordenadores geral e cientifico, mas também pela criação de site próprio onde será colocada toda a documentação da Pós Graduação, desde as apresnetações das aulas aos documentos que mais são necessários para a aprendizagem teórica e prática.
Também está criado um secretariado permanente de apoio aos alunos. Este secretariado estará disponivel para resolver qualquer questão como horários de transporte, marcação de viagens, reservas de estadias, fornecimento de documentação e/ou informação diversa.

Breve História da Pós-Graduação

A Pós Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços Destinados a Pessoas Idosas tem uma história curta mas já recheada de muitos episódios e marcos importantes.

A Pós Graduação surge em consequência do extraordinário êxito da primeira proposta formativa da Associação Amigos da Grande Idade, surgida em 2008 e que se começou por designar “Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso” com uma carga horária de 40 horas.

O êxito desta proposta, que realizou até aos dias de hoje mais de meia centena de edições por todo o País, levou-nos a entender que existia uma enorme necessidade de desenvolver formação na área da gestão de lares, direccionada especialmente às directoras e directores técnicos que chegavam a estas ofertas com as suas licenciaturas sem qualquer preparação para responder às necessidades de gestão nas suas mais variadas vertentes. Também a experiencia prática de alguns elementos da Associação levou a esse entendimento.

Foi-nos assim proposto em 2010 o lançamento da primeira pós graduação. Esta proposta feita pelo Instituto Leopoldo Guimarães muito nos honrou, primeiro porque este Instituto estava relacionado com um dos professores mais relevantes do nosso País, O professor Leopoldo Guimarães (Reitor da Universidade Nova de Lisboa/ Presidente da Ciência e Tecnologia), mas também porque era o reconhecimento pelo ensino superior da importância deste tema na formação de gestores. Esta Pós graduação foi creditada pela Universidade Fernando Pessoa do Porto.

O lançamento da primeira Pós graduação despertou o interesse nacional pela área dos lares de idosos e outros serviços, alertando os habituais oportunistas que vivem essencialmente à custa de outros, que iniciaram o lançamento de propostas semelhantes, às vezes com o mesmo nome.

Não conseguindo desenvolver com êxito essas propostas, tentaram aproximações à associação para as desenvolverem em parceria, mas os problemas formais levantados pelas estruturas académicas fizeram com que nunca nos deixássemos envolver pelos interesses dessas estruturas que muito tem a ver com aspectos financeiros e pouco tem a ver com a importância que a formação pode ter na mudança de comportamentos, atitudes, práticas e desempenhos. A Associação, ainda que assediada por várias entidades académicas nunca prescindiu da qualidade da sua formação, da independência e da liderança desta formação.

Muitas e muitas propostas surgiram e continuam a surgir referindo gestão de equipamentos sociais, de economia social, etc.

Nenhuma delas tem tido o êxito necessários para despertar interesse e são habitualmente lançadas na infeliz ideia de que todos percebem de gestão de lares quando nada percebem sequer de envelhecimento. Fomos, somos e continuaremos a ser muito duros nesta abordagem.

A história dá razão ao nosso posicionamento.

De facto após a primeira pós graduação realizada com a nossa coordenação e perante dezenas de propostas de outras estruturas entendeu-se que a marca nesta área era quase exclusiva da Associação. Uma linguagem diferente, a motivação de dezenas de personalidades para participarem como oradores e mesmo como docentes, a abordagem de quem sabe que tem algum conhecimento mas que entende que é muito reduzido em relação às necessidades, mas acima de tudo uma componente prática realista e conhecedora do trabalho do dia-a-dia num lar e das suas necessidades, distinguem a nossa proposta.

Só em 2014 voltámos a encontrar um parceiro interessante e que compreendia o nosso posicionamento. Um parceiro que não exigia coordenadores científicos que só colocam o nome porque o conhecimento é nulo, um parceiro que não exigia lucros que não produzia, um parceiro que não pretendia apropriar-se de conteúdos e de competências que são exclusivas da Associação. Lançamos então a segunda Pós graduação em parceria com o ISLA de Leiria, gerido pelo Professor Carlos Silva.

A segunda Pós Graduação demonstrou tudo aquilo que dizíamos: tornou-se talvez a maior pós graduação, em participantes, realizada em Portugal, ultrapassando as duas dezenas e meia, em Leiria.

Parecendo que definitivamente tínhamos um parceiro competente, cedo chegámos à conclusão, com a mudança da direcção do ISLA de Leiria e a saída do professor Carlos Silva que a nova direcção queria apenas usurpar os conteúdos, a organização, a competência da associação, fazendo exigências completamente desajustadas, pretendendo intervir na organização e coordenação e desejando incluir docentes seus que nunca foram reconhecidos nesta área no conjunto de pessoas envolvidas na formação. Foi mais longe: copiou a nossa pós graduação, assediou os nossos docentes e tentou angariar os nossos inscritos.

Mas como já ninguém compra gato por lebre, não atingiu qualquer objectivo convencendo ainda meia dúzia de pessoas a andarem numa formação cuja qualidade é indescritível, tendo inclusivamente uma coordenação de um elemento bem conhecido da associação que não apresenta qualquer capacidade para realizar formação na área da gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas.

Depois destas experiencias a Associação decidiu comprometer-se mais com os participantes na Pós Graduação e assumir em pleno a autoridade sobre esta proposta formativa, encontrando um parceiro que apenas emitia o diploma da Pós Graduação que acabava por ser menos significativo do que o certificado emitido pela Associação Amigos da Grande Idade. Conseguimos também a certificação DGERT o que nos permite desenvolver formação creditada.
Estivemos alguns anos com a Escola Superior de Saude da Cruz Vermelha Portuguesa, cujo acompanhamento desta Pós Graduação foi sempre muito irregular.
Vamos agora entrar na X Pós Graduação. São dez anos a desenvolver esta formação com grande número de discentes, ano a ano renovável mas sempre muito motivado e interventivo. Temos já mais de uma centena de directores técnicos, enfermeiros, gerontologos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas que frequentaram formações da Associação Amigos da Grande Idade.
Como toso os anos acontece, existem sempre surpresas e inovações na Pós Graduação. Esta não vai ser diferente.
Em Outubro cá estamos. Bem vind@

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